hr

STEPHAN SCHÄFER

hr

Perguntas Frequentes

O que é conservação?

Conservação abrange as medidas tomadas para a preservação a longo prazo de bens culturais. Atividades de conservação incluem o exame, a documentação, tratamento e cuidados preventivos, apoiada pela investigação e educação.

Qual a diferença entre restauração e conservação?

Às vezes surge a confusão sobre os termos "restauração" e "conservação". Restauração é realmente um tipo de tratamento de conservação. Ela se refere especificamente a uma tentativa de trazer a obra de arte mais perto de sua aparência original. O outro tipo de tratamento de conservação é de estabilização, que se refere à tentativa de manter a integridade dos bens culturais, e para apenas minimizar a deterioração.

O que é um conservador?

Conservadores são os profissionais que trabalham fisicamente para salvar o nosso patrimônio cultural das devastações do tempo, as ameaças da poluição e à devastação trazida pelos desastres naturais. Um conservador pode ser treinado em um programa de formação de conservação pós-graduação ou de aprendizagem através da longa experiência com colegas mais velhos. Trabalhando em museus, instituições culturais, laboratórios de pesquisa e na prática privada, os conservadores combinam habilidades únicas obtidas através do estudo contínuo e de formação avançada na história da arte, ciência, arte estúdio, e disciplinas correlatas para cuidar e preservar a nossa história concreta.
Devido à técnicas cada vez mais amplas de conservação, os conservadores geralmente se especializam em um tipo particular de objeto, tais como: pinturas, obras de arte em papel, livros raros, fotografias, meios eletrônicos, têxteis, mobiliário, materiais arqueológicos e etnográficos, escultura, elementos arquitectónicos ou artes decorativas.

Quanto custa uma restauração?

O valor cobrado pelos restauradores variam muito, dependendo da localização, nível de escolaridade e experiência, a dificuldade do projeto, e o valor dos objetos que estão sendo tratados. Preços devem ser estabelecidos numa base individual.

Estas dicas foram retiradas com tradução livre diretamente do site AIC ( Instituto Americano de conservação da História e Trabalhos Artísticos – sigla em inglês).