hr

STEPHAN SCHÄFER

hr

Serviços - Restauro

Antes de se começar a montar um acervo ou uma biblioteca, é necessário preparar o ambiente de acordo com as medidas da conservação preventiva.

Porém, nem sempre o processo foi realizado e com o decorrer dos anos as obras sofrem com as ações do tempo. Neste momento é preciso restaurá-las. Sujeiras, mofos, fungos, rachaduras e outros danos podem ser reparados por profissionais especializados. Profissionais dessa área são especializados em apenas um, ou alguns, materiais. Não confie nos restauradores que se dizem especialistas em todo tipo de obra de arte. Cada material tem sua característica peculiar e necessita de um estudo amplo.

O restauro especializado minimiza e quase anula os danos causados pelas ações do tempo.

Mas essa arte exige formação, ética, bom senso e o principal, sensibilidade. Alguns artistas contemporâneos comparam o cuidado em mexer com obras de arte ao cuidado de recém nascidos, pois toda e qualquer obra de arte tem seu valor histórico cultural: quadros, pinturas, esculturas, paredes, etc. tudo isso é parte integral da vida de uma pessoa e de um povo, uma relação quase que biológica.

No hora de escolher um restaurador, compare-o com um médico, pesquise sua formação, seus trabalhos, tenha muito cuidado para que sua obra seja restaurada por um profissional de excelente qualidade, porque se o trabalho não for realizado com paixão, experiência, técnica e sabedoria, o resultado pode ser desastroso.

Realizamos análise científica, restauração de obras de arte moderna e contemporânea, restauração de obras de arte antiga, limpeza de quadros em diversos materiais, consolidação, eliminação de craquele e levantamento sem reentelagem, microcersido para consertar rasgos e furos em telas e reintegração cromática.

Click aqui e veja todo o curriculum de Stephan Schäfer.