hr

STEPHAN SCHÄFER

hr

Controle Atóxico de Pragas

As brocas e cupins são as principais pragas que destroem acervos, bibliotecas e coleções, ou seja, locais fechados com grande concentração de papel e/ou madeira. Geralmente, são utilizados venenos para matá-las. Porém, além de poluir o ambiente com material tóxico, este método já não é mais tão eficaz.

A Stephan Schäfer Conservação e Restauração Ltda é uma das únicas empresas no Brasil a oferecer serviços de desinfestação atóxica por atmosfera de anóxia e controle integrado de pragas, como brocas e cupins, em pequena e grande escala, dentro do próprio local ou em ambiente externo.

Atmosfera de anóxia significa colocar o material infestado em um ambiente sem oxigênio. As pragas, assim como qualquer ser vivo, não sobrevivem sem a presença do oxigênio, morrendo asfixiadas.

Porém, para realizar um trabalho desta grandeza, é necessário ter um conhecimento muito amplo e técnico sobre a área, além de muita experiência nacional e internacional. Stephan Schafer possui mais de 20 anos de experiência e realizou diversos trabalhos no Brasil, Europa e Estados Unidos.

O método que utilizamos é a maneira mais eficiente e sustentável de eliminar as pragas do seu acervo, biblioteca, museu, arquivo, móveis, antiguidades, armários, pianos e outros instrumentos, ou até mesmo igrejas inteiras e outras instalações de patrimônio cultural. Isso sem prejudicar a saúde das pessoas e dos animais domésticos.

Para realizar um trabalho de desinfestação, primeiramente é necessário avaliar a presença e o grau de infestação de pragas e vetores. Em seguida, deve-se monitorar e localizar essas pragas para começar o processo de anóxia.

Após o término da desinfestação, são necessários a medição e o monitoramento ambiental com data loggers e instrumentos de precisão e posterior avaliação das condições termo-higrométricas e de iluminação. Este é o trabalho de Gestão e Controle Integrado de Pragas com Estabelecimento de programas de prevenção.

Tudo isso para que o material que passou por todo o processo não volte a ser infestado pelas pragas.

Quando o material é muito extenso, como grandes acervos, museus ou bibliotecas, há a necessidade de retirá-lo para desinfestação. A Stephan Schafer possui, juntamente com seus parceiros, toda infra-estrutura para a logística.

Os materiais são embalados e transportados por uma equipe multidisciplinar de especialistas para manter toda a integridade e ordem original do acervo. Além do transporte, realizamos um armazenamento seguro e climatizado.

Click aqui e saiba mais sobre desinfestação e controle atóxico de pragas.