hr

STEPHAN SCHÄFER

hr

Conservação Preventiva

O artigo 8 do código de ética do conservador-restaurador diz:
“O conservador-restaurador deve levar em consideração todos os aspectos relativos à conservação-preventiva, antes de intervir em quaisquer bens culturais e sua iniciativa deverá restringir-se apenas ao tratamento necessário.”

O próprio código de ética diz que o profissional tem um compromisso com a conservação antes do restauro.

Prevenir é melhor que remediar, inclusive com obras de arte. O restauro de obras de arte pode ser evitado com uma série de medidas e produtos.

A conservação preventiva é como uma vacina, obras de arte tem um valor muito grande para serem tratadas como objetos triviais. Pensem em obras de grandes pintores, imaginem se as obras de Picasso fossem destruídas pela ação do tempo, a humanidade teria perdido muito mais do que um ídolo, teria perdido uma parte muito importante de sua história.

Sem mencionar a valorização da obra em questão, o estado de conservação influencia o valor econômico de forma direta.

Vale também comentar que o processo de degradação é lento, praticamente imperceptível, só percebemos que uma obra foi praticamente destruída quando está bem evidente, e geralmente não há mais volta.

Não corra o risco, vacine seu acervo/coleção com diversos produtos e medidas que irão controlar luz, umidade, temperatura e oxidação de suas obras de arte.

A Stephan Schäfer Conservação e Restauro oferece gratuitamente os serviços de verificação das condições de estado de conservação, limpeza, ambiente e as condições adequadas da conservação preventiva.

Aproveite e conheça o vidro museológico e a cápsula do tempo, produtos que conservam sua obra de arte isolando-a dos raios UV e da ação do tempo.

Click aqui e veja o artigo sobre conservação na SP-Arte.